Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012

Tipos de Sistemas Operacionais

Caros Alunos, como venho sempre falando com vocês em aula. Existem vários tipos de Sistemas Operacionais. O mais popular é o Windows (Sistema operacional da Microsoft). Porém ele não é o único... E nem tão pouco o melhor. Mas meu objetivo hoje não é relatar qual é o melhor. Mesmo porque... Isso não é uma tarefa fácil. Vamos mencionar abaixo alguns dos principais, e mais utilizados sistemas operacionais do mundo:

1° MS-Dos:  Microsoft Disk Operating System

Exemplo da Janela:


Esse sistema operacional foi criado antes do Windows. Era operado somente com o teclado e através de comandos. Diferente do Windows que pode ser operado tanto com o Mouse e Teclado. O Ms-Dos era um sistema operacional mono-tarefas (significa que ele realizava uma tarefa de cada vez).

2° Windows: Significado da palavra (Janela)


É um sistema operacional com ambiente gráfico, e é conhecido por ser um sistema multi-tarefas (pode executar várias tarefas ao mesmo tempo). É o sistema mais utilizado no mundo atualmente. E tem esse nome, porque todos os aplicativos e programas são abertos no formato de janelas. Existem várias versões do Windows, tais como: Windows 95, 98, 2000, Millenium, XP, Vista, Seven (7) e a mais atual 8.

3° Linux:


É um sistema operacional que cada vez mais utiliza interfaces(telas) parecidas com as do Windows. Isso se deve ao fato do Linux tentar atrair os usuários domésticos a utilizar suas funções. Atualmente o Linux é usado mais no ambiente de empresas, grandes corporações, instituições do governo e em grandes servidores (Máquinas com um nível de processamento elevado). Em relação ao Windows, o Linux é um sistema operacional mais seguro. Tento uma quantidade limitada de vírus, que podem danificar seus programas e computadores.

4° Mac OS: 

Sistema Operacional da Apple. Empresa que fabrica os iMacs, iPhones, iPads e iPods. É um sistema operacional mais restrito. Porque não roda em todos os computadores. Somente nos computadores da própria empresa. Esse sistema não é tão popular no Brasil. Porém para os amantes da informática. Muitas vezes chamados de "nerd". São computadores dos sonhos. Por ter um design exclusivo e sistema diferenciado.

5° Android (Google), Windows Phone (Microsoft) e iOS (Apple):


Esses três sistemas, são sistemas operacionais para celular. São utilizados em Smartphones (Android e Windows Phone) ou iPhones (iOS). Esse tipo de aparelho tem se tornado comum no dia-a-dia. Pois é mais leve e compacto que um Notebook, Netbook e um PC. Ocupando menos espaço, e facilitando a vida moderna. 

Espero que tenham gostado. Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário