Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

O que é um sistema operacional?

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware (Parte Física do computador). Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Gerenciando e Controlando o bom funcionamento da máquina.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware por exemplo bombas de petróleo.

Existem vários sistemas operativos, entre eles os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos com: WindowsLinux e Mac OS X. 

O SO precisa apresentar a cada usuário uma interface que aceita, interpreta, e então executa comandos ou programas do usuário. Essa interface é comumente chamada de SHELL ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX), em outros sistemas poderiam ser gráficas usando janelas e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows, Linux e Mac OS).

Nas próximas postagens iremos abordar o assunto com mais profundidade! Conto com vocês, Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário